ÁRBITRO É ELEMENTO NEUTRO



E


sta é uma das regra do futebol. O árbitro não pode nem deve interferir no resultado sob pena de estar favorecendo umas das partes(equipas) e desvincular-se as regras do futebol. No Campeonato Paulista de 1983, no empate de 2 a 2 entre Palmeiras e Santos. O árbitro José de Assis Aragão acabou desviando a bola, que foi validado devido a regra que determina que o árbitro é elemento neutro em campo.
Aqui,o caso tem outras anuances. O árbitro José Álvaro Clemente Chitumba,foi suspenso temporariamente pelo Conselho Central de Árbitros de Futebol de Angola (CCAFA), devido aos erros cometidos no jogo disputado entre o Petro de Luanda e o Interclube para a terceira jornada do Girabola Zap.
Segundo as regras do jogo,reclamação com o árbitro, com o que ele apitou pode lhe custar uma expulsão caso ele se sinta ofendido,isto está exposto na Regra 5 (International Football Association Board (IFAB). As imagens mostram mostram jogadores do Interclube reclamando a decisão do juiz com grosseria e desrepeito.
A arbitragem tem Influencia no resultado quando os árbitros hesitam em assinalar esta ou aquela falta (física ou verbal) dando motivo a sua decisão. Ainda em lances cuja visão esteja obstruida (distante) pode aplicar-se o beneficio da dúvida.
Na arbitragem as decisões do árbitro sobre fatos em relação com o jogo são definitivas. Facto que acaba por benefiar uns e prejudicar outros. Contudo,o árbitro pode mudar sua decisão desde que perceba que a mesma é incorreta,ainda conforme a indicação de outro membro do quarteto de arbitragem, sempre que ainda não tenha reiniciado a partida.
Na partida entre o Petro e Interclube  foram mostradas duas cartolinas vermelhas a Moco e Dasfaa(Interclube) reclamarem e  proferirem palavras,gestos nada agradaveis ao juiz da partida, no final da segunda parte do jogo que ficou em 2-0 para o Iinterclube.


         por: Redacção FILOFUTI


Comentários

Postagens mais visitadas